Biografia

Biografia

 

Leonor de Jesus da Trindade Limas Pereira de Sousa, 1961, Vagos a 30 de Abril. Concluiu o ensino secundário na área das Artes no Liceu Dr. Manuel Laranjeira em Espinho, cidade que a viu crescer.

Desde a adolescência que a intuição, o gosto, a curiosidade a despertou para ao mundo das Artes em particular a pintura.

O caminho ofereceu nuances cognitivas, na medida que caminhava foi encontrando alegorias cada vez mais em choque com os seus sensíveis sentimentos, consciente da sua missão, das suas capacidades e do valor da sua vida, assumiu com grande fidelidade a si própria, o seu enorme amor pela Arte.

É através da pintura e de forma eclética, inspirando-se em tendências diversificadas e radicalmente diferentes, sintetiza e aplica o que entende melhor de cada técnica com os mais diversos materiais, pois quer a óleo, quer a acrílico nos transmite os seus pensamentos e sentimentos com pincéis ou com as próprias mãos como instrumento.

O seu curriculum conta já com imensas exposições, algumas individuais, outras coletivas, tanto em Portugal, como França, Itália, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Dinamarca e Brasil.

Toda a sua obra, resulta de um enorme estoicismo e luta. Tributo invulgar que comunga com o espírito de solidariedade, cujo sentimento é contribuir através da sua arte para a desmistificação de uma justiça e liberdade mais igualitária, sem esquecer o seu intrínseco lado feminista, paralelamente com a condição mais notável e sensível, a maternidade.

Conhecer Leonor Sousa é conhecer as agruras que lhe moldaram o carácter, a personalidade por um mundo mais fraterno. 

A sua técnica vai desde o figurativo ao abstrato sem nunca deixar de transmitir a sua mensagem. Estoicismo apaixonado na profunda transparência de uma personalidade carismática e irreverente, não recusa nem limita a inovação nem o experimentalismo.