Biografia

Biografia

Leonor Trindade Sousa nasceu em Vagos, Aveiro. Concluiu o ensino secundário na área das Artes no Liceu Dr. Manuel Laranjeira em Espinho, cidade que a viu crescer.

Desde a adolescência que a intuição, o gosto e a curiosidade a despertou para o mundo das Artes em particular a pintura.

A vida foi-lhe dando a oportunidade de despertar para aquela que viria a ser a sua verdadeira essência, pois enquanto crescia, desenvolvia a capacidade de se expressar através da Arte, sendo esta a forma que encontrou para expressar os seus sentimentos e de denunciar as causas que agarra e assume como suas.

É através da pintura e de forma eclética, inspirando-se em tendências diversificadas e radicalmente diferentes, que sintetiza e aplica o que entende melhor de cada técnica com os mais diversos materiais, pois quer a óleo, quer a acrílico nos transmite os seus pensamentos e sentimentos usando para tal os mais diversos e inusitados instrumentos.

O seu curriculum conta já com imensas exposições, algumas individuais, outras coletivas, tanto em Portugal, como França, Itália, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Dinamarca, Brasil, México, Turquia, India, E.U.A, Argentina. Coreia do Sul, Irão, Egipto, entre outros.

Em 2018 foi convidada para ser a Embaixadora de Portugal na Dinamarca, com o seu quadro “Mar Imenso” que fará parte da colecção permanente do Museu Europeu de Arte em Frederiksvaerk, Dinamarca.

Em 2019, em colaboração com os Marinheiros da Esperança e com o consulado da Colômbia, foi entregue dois quadros que se encontram no Museu do Caribe, na Colômbia.

Conta também com variados prémios: Prémio Literarte “Melhores do Ano 2018” no Brasil, Prémio Internacional “Grande Mestre de Arte” Caravaggio em Milão, Prémio Internacional “Grande Mestre de Arte” Botticelli, em Florença, Prémio Internacional de Arte Diego Velázquez, em Barcelona, Prémio “Artista do Ano 2019, em Mantua, Itália, o “Troféu Pincel de Ouro” e titulo “Académica do Núcleo de Letras e Artes em Portugal” da Associação Literarte, o Prémio Internacional Michelangelo, em Roma, Prémio “Melhores do Ano 2019, Brasil, Prémio Internacional de Arte “Renoir”, Milão, Prémio Internacional de Arte “Giotto”, Roma, Menção Honrosa do Círculo das Artes, França, Certificado de Excelência Artavita Galeria Online, Prémio Internacional de Excelência de Arte 2020, India, Prémio Mundial de Ouro, Criatividade Artística, Itália, Artista do Ano 2020, Itália, Palma de Ouro, Cannes, Certificado de Mérito XII Trofeu Côte d'Azur, Prémio Arte Nova Iorque, E.U.A, Prémio Internacional de Arte, Críticos de Arte, Museu de Arte do Louvre, Prémio Internacional Mestre de Arte “Perseus, Itália, Prémio Mimosa de Ouro - Grandes Mulheres das Artes, Itália, Prémio Internacional Criatividade Pierre Auguste Renoir, Itália, Prémio Artisti 2021, Itália e Prémio Internacional de Arte - Embaixadora de Arte 2021, Itália, Prémio Internacional Colecionadores, Dubai, Prémio apoteose Feminina, Brasil, Prémio “Momentos Felizes, Malásia, Prémio de Arte Top Artists, Pegasus, Veneza, Prémio Arte Diamante, Artista de Museu, entre outros…

Toda a sua obra, resulta de um enorme estoicismo e luta. Tributo invulgar que comunga com o espírito de solidariedade, cujo sentido é contribuir com a sua arte para uma justiça e liberdade igualitária e equitativa, sem esquecer o seu intrínseco lado feminista, paralelamente com a condição mais notável e sensível, a maternidade.

A sua técnica vai desde o figurativo ao abstrato sem nunca deixar de transmitir a sua mensagem. Estoicismo apaixonado na profunda transparência de uma personalidade carismática e irreverente que não recusa nem limita a inovação nem o experimentalismo.